Fabrício Dutra

Olá, Família, aqui é o professor Fabrício Dutra @proffabriciodutra. No texto a seguir, seguem os comentários que servirão de base para a interposição de recursos.  Não se esqueça de argumentar com suas próprias palavras, visto que a semelhança e a repetição de modelos de recurso causa indeferimento.

Referência: caderno TIPO C – 201 Escriturário

 A banca forneceu como gabarito a opção “d”, que afirma que o emprego do acento de crase (na linha 7) é obrigatório, pois existe a fusão de preposição “a” com artigo feminino SINGULAR “a”.

Esta questão prejudica imensamente o candidato que, atento à leitura do texto e das opções, se sente inseguro de marcar a opção correta, em virtude da divergência de flexão que se apresenta no texto.

Na referida linha do texto, em que está expressa a oração em questão, há o seguinte trecho “que o Brasil mantenha amplo o acesso ÀS linhas internacionais“.

Note que realmente ocorre a preposição “a”, obedecendo à regência do termo “acesso”; contudo, o artigo envolvido na fusão é o termo “as”, que está flexionado no feminino e no plural, ao contrário do que versa o item que pela banca foi considerado como gabarito. O item “d” diz que o artigo feminino está no singular. No texto, o termo está no plural.

Solicita-se anulação da questão, em virtude da falta de opção correta a ser assinalada.

Não há comentários

Deixe um comentário