A expressão ‘às vezes’ sempre vai apresentar crase?
Sempre, não! Só às vezes! Pois é, bem-vindos à Língua Portuguesa. Existe a expressão ‘às vezes’ e também existe a expressão ‘as vezes’.
Vamos conversar, primeiramente, sobre o acento de crase empregado na locução adverbial feminina ‘às vezes’. Quando empregar? Como empregar? Por que empregar?
Do ponto de vista gramatical, somente haverá acento grave na expressão ‘às vezes’ quando esta for uma locução adverbial de tempo. Em locuções adverbiais cujo núcleo é uma palavra feminina e que são introduzidas por preposição ‘a’, usa-se o acento de crase para marcar a presença de preposição ‘a’, e não de um mero artigo.
Observe os exemplos:
Eu estudo com atenção.
Eu estudo em casa.
Eu estudo sem pressa.
Eu estudo à noite.
Eu estudo às vezes.
As cinco expressões sublinhadas são locuções adverbiais femininas. Todas são preposicionadas. As duas últimas são locuções adverbiais introduzidas por preposição ‘a’ e têm núcleo feminino. As outras são introduzidas por preposições que não podem ser confundidas com artigo. Ninguém olha a palavras ‘com’, ‘em’ e ‘sem’ e pensa em artigo. Concorda? E é justamente por esse motivo que se emprega acento de crase em locuções femininas introduzidas por preposição ‘a’, para evitar o entendimento de que haja apenas um artigo.
Sob esse aspecto gramatical, será empregado o acento de crase na expressão ‘às vezes’ quando ela representar um adjunto adverbial de tempo, ou seja, quando for a resposta à pergunta ‘quando?’.
Às vezes você fala demais. (quando você fala? Resposta: às vezes)
Eu compro um livro em alemão às vezes. (quando eu compro? Resposta: às vezes).
Você às vezes me decepciona. (quando você me decepciona? Resposta: às vezes)
Opa! Tenha muito cuidado, pois a expressão ‘as vezes’ sem o acento grave também é correta, em outro contexto, com outro sentido. Observe: Não esqueço as vezes em que você ajudou.
Essa expressão ‘as vezes’ é formada simplesmente de ‘artigo + substantivo’. Nesse caso, então, não se fala em acento de crase, pois a expressão ‘as vezes’, agora, significa ‘os momentos’. Antes do termo ‘vezes’, há simplesmente um artigo ‘as’, por isso não se pode inserir acento de crase.
Não esqueço as vezes em que você ajudou.
Não esqueço os momentos em que você ajudou.