Como Estudar Português para Concursos – Ep. Gramática 3
DOMINE O EMPREGO E A COLOCAÇÃO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS
O estudo da colocação pronominal aborda as posições possíveis para um pronome átono ser posicionado em torno do verbo. Além disso, é preciso saber quando se usam os pronomes átonos, principalmente os de terceira pessoa.
Quando se usam os pronomes “o, a, os, as” e suas variações? Quando se usa o “lhe”? Estude, revise e faça questões do assunto! Para relembrar, os pronomes oblíquos átonos são: me, te, se, nos, vos, o, lhe. Tais pronomes podem ficar antes, no meio, depois do verbo. A posição antes do verbo é chamada próclise. No meio, mesóclise. Depois, ênclise. Todas as regras de colocação pronominal girarão em torno da próclise. Ela pode ser obrigatória ou facultativa. E é justamente isso que vai determinar as outras colocações: mesóclise e ênclise. Vamos definir a colocação pronominal baseados em três critérios: próclise obrigatória, facultativa ou proibida.
ESTUDE CRASE, MAS SEM TENTAR DECORAR
Um dos assuntos mais “badalados” da nossa Gramática e um dos mais cobrados pelas bancas. Não estude crase decorando as regras. Estude crase atentando para o fato de ela ser uma CONTRAÇÃO (fusão de preposição com artigo/ pronome, ou seja, ocorrem dois fenômenos gramaticais. Algum elemento exige preposição e outro elemento núcleo recebe o artigo como determinante. Vamos fazer um pacto? Clique no link abaixo e assista a uma aula gratuita sobre o assunto! Depois de assistir aos vídeos, envie-me alguma mensagem a respeito de tudo que você viu nos vídeos. Diga-me se ele dificultou ou facilitou a sua mente. Nós conversaremos sobre!
Aula Gratuita de Crase (fabriciodutra.com.br)
DE VOZES VERBAIS A PARTÍCULA “SE”
O assunto Vozes Verbais é mais um assunto completamente relacionado ao verbo. É olhando para o verbo que se reconhece a sua flexão de voz. A voz ativa é “marcada” pela falta de marca. Na voz passiva (analítica e sintética), há marcas no verbo: uma locução verbal específica marcará a analítica e a partícula se marcará a voz passiva sintética. Além disso, haverá a voz reflexiva, em que o se representará a expressão a si mesmo.
O pronome se terá várias classificações no Português, entre elas, partícula expletiva, pronome apassivador, índice de indeterminação do sujeito, pronome reflexivo e parte integrante do verbo. Deve-se dedicar um tempo bom de estudo a cada uma dessas classificações, visto que elas caem em prova e exigem diversas especificações.
Aprenda tudo sobre Concordância e Partícula SE NESTE LINK
O ESTUDO DO QUE, DAS CONJUNÇÕES E DO PERÍODO COMPOSTO
A classe gramatical do QUE é muito cobrada. Além disso, é necessário demais que vocês saibam reconhecer as funções sintáticas do que, quando ele é um pronome relativo. Clique na tela abaixo e assista a um vídeo sobre o assunto.
Eu costumo recomendar aos meus alunos que não decorem conteúdos gramaticais, e sim que entendam o contexto, a realidade textual em que os vocábulos estão inseridos. No entanto, existem duas classes gramaticais que não exercem função sintática, pois servem apenas para ligar elementos. Tais palavras são chamadas de conectores, na Língua Portuguesa.
Como o próprio nome já diz, os conectores servem exclusivamente para atar ou vincular elementos, eles não exercem as variadas funções sintáticas (sujeito ou complemento), simplesmente subordinam um termo ou uma oração a outro termo. Devido a essa falta de função sintática, os conectores não possuem a capacidade de alterar a sua classe gramatical de frase a frase, porque essa alteração decorre do poder que uma palavra tem de exercer várias funções sintáticas diferentes, dependendo, é claro, do contexto.
Os conectores discursivos são responsáveis pela articulação e progressão textuais. A utilização adequada desses recursos possibilita a redação de um texto claro e eficiente. Em concursos públicos, o assunto conjunções pode ser cobrado de três formas: substituição de conectores, o uso de conectores adequados em orações assindéticas (ou seja, sem conectores) e análise do valor semântico de conjunções empregadas no texto. 20 de 26 Decorar as conjunções é o primeiro passo, talvez o mais importante. É preciso saber as conjunções e seus valores semânticos, para poder acertar uma questão de prova. Clique neste link e baixe um e-book gratuito e completo sobre conjunções.