Qual é o diminutivo de foto?
A forma coloquial, sempre mais utilizada no nosso cotidiano, costuma nos colocar diante de erros que, de tão naturais, aparentam simplesmente estar certos
Velha polêmica! Muita gente não sabe, mas o diminutivo de FOTO é FOTINHO.
Um número excessivo de pessoas, principalmente nos dias atuais, em que tudo o que se faz nós fazemos questão de registrar, fala: “Gostou da minha fotinha?”. A explicação aceitável para esse caso é o fato de a palavra foto (abreviação de fotografia) ser uma palavra feminina: “A foto”. Com isso, infere-se que a terminação também deva ser com “a”. Aí é que mora o perigo!
Ocorre o seguinte: na nossa Língua Portuguesa, existe um processo de formação chamado abreviação vocabular¸ processo cujo traço especial se dá por meio da eliminação de um segmento de uma palavra, a fim de se obter uma forma mais reduzida (sobretudo daquelas mais longas). É um fenômeno linguístico que ultrapassa o coloquialismo, atingindo a linguagem formal.
Vejamos alguns exemplos:
fotografia – foto
motocicleta – moto
metropolitano – metrô
extraordinário – extra
otorrinolaringologista – otorrino
telefone – fone
pneumático – pneu
Florianópolis – Floripa
delegado – delega
professor – fessor
japonês – japa (quem não gosta de ir ao japa, comer um Temaki?)
português – portuga
faculdade – facul
A respeito das duas primeiras polêmicas formas expressas na lista, vale ressaltar que uma proposta de diminutivo para as formas não abreviadas seria: fotografiazinha e motocicletinha. Porém, quando se faz o diminutivo, tendo como base a forma jáabreviada (moto e foto), leva-se em conta o fato de, apesar de serem femininas, elas terminarem com a vogal “o”. Mantém-se, então, a letra “o” final, dando origem aos seguintes vocábulos.
A motO – A motinhO.
A fotO – A fotinhO.