O emprego da vírgula antes de ‘etc.’
Sabe aquele assunto que já estudamos em momentos pretéritos e, mesmo assim, nós temos dúvida? Estamos diante de um deles: a vírgula antes da expressão etc. Antes de que se chegue a uma conclusão a respeito do assunto, é fundamental que se façam algumas ponderações lexicográficas acerca o emprego dessa expressão. Ela representa uma abreviação da expressão latina et coetera, que significa entre outras coisas. Atualmente, essa expressão é também amplamente utilizada como assim por diante.
Apesar de ela ter origem latina, a gramática normativa do Português condena o uso da conjunção aditiva e antes dessa expressão, visto que o et já representa o valor aditivo, sendo e etc. uma redundância.
Professor, agora eu tenho que saber Latim? Não, relaxa! O VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) não registra o vocábulo etcetera em seu rol principal de palavras portuguesas. Contudo, no segmento ‘Reduções mais Recorrentes’ do VOLP, há, ao lado da expressão latina et coetera, o termo etcétera, com acento agudo, o qual não figura no Latim. O fato de ocorrer esse acento faz com que concluamos: este vocábulo existe em Língua Portuguesa.
Quanto à vírgula, vamos direto ao ponto. O seu emprego antes da expressão etc. é FACULTATIVO. Apesar de alguns autores afirmarem que não se deve separar essa expressão por vírgula, não há norma que se expresse quanto a isso. Por isso, considera-se facultativo o emprego de vírgula nesse caso. Observe os exemplos abaixo.
O projeto mudará a vida de estudantes, professores, pesquisadores e etc. (frase incorreta!)
O projeto mudará a vida de estudantes, professores, pesquisadores etc. (frase correta!)
O projeto mudará a vida de estudantes, professores, pesquisadores, etc. (frase correta!)
Percebeu? Emprega-se vírgula antes da expressão etc. e deixar de separá-la não é errado!
Opa! Cabe relembrar: adote sempre o raciocínio no lugar do embotado decoreba.
Observe a frase abaixo e o sequente comentário acerca do uso da vírgula.
Compareceram diversas celebridades do mundo artístico: músicos, produtores, atores, estes em maior número, etc.
Na frase acima, o emprego da vírgula antes de etc. é COMPLETAMENTE OBRIGATÓRIO. Contudo, isso nada tem a ver com o termo etc. A vírgula se faz obrigatória pelo fato de ela estar formando um par com a vírgula após o termo atores, com a ilustre missão de isolar uma explicação para atores. O emprego desse par de vírgulas é obrigatório e, coincidentemente, essa expressão está antecedendo o termo etc.
Compareceram diversas celebridades do mundo artístico: músicos, produtores, atores, estes em maior número, etc.
Espero ter ajudado.
Contem comigo sempre.
@proffabriciodutra